26/02 Uyuni/Salar

      Acordei as 7 pra procurar agencias para o passeio de 3 dias, porque acreditava que os passeios sairiam por volta de 8. Os demais ocupantes do meu quarto ainda estavam durmindo, lenvantei peguei minha tralha e sai.
      Uyuni e uma cidade exclusivamente mochileira. Na praca onde eu estou, tem cerca de 10 hostel, uns 4 hotel, bares e restaurantes de todo tipo, e uma curiosidade que nao vi em sucre, potosi ou santa cruz: 90% dos mochileiros sao asiaticos. Fiquei curioso sobre o porque eles se concentram em uyuni, e nas demais cidade eu nao havia visto literalmente nenhum. Ate alguns restaurante e agencias sao comandadas por asiaticos aqui.
       E eu fiz a bestira de falar em voz alta que estava procurando tour pro salar. Serio, 20 mulheres de agencia comecaram a me rodiar e a gritar coisas em espanhol e a me puxar, que me senti uma piñata. Tive que usar a arma magica aqui: o cartao de credito. Tirei do bolso e falei que queria pagar com cartao. 0,02 segundos depois, nenhuma estava perto de mim mais. Acabei encontrando uma agencia e paguei 800 bs pelo passeio de 3 dias com o parque (150) incluso. A media de preco era 900, 1000 bs sem o parque, e acho que me sai bem porque depois que paguei (com dinheiro, claro) ela me pediu pra nao contar para os outros ocupantes quanto que eu paguei.
       O passeio saia so as 10 horas, entao aproveitei pra comer um desayuno americano em um cafe com wifi, que a mulher nao te passa a senha, pega seu telefone e digita. Wifi aqui eh ouro, esse cafe mesmo mudava a senha 3x por dia. Paguei os 30bs pelo cafe com ovo, paes, vitamina de banana e marmelada e sentei na praca para aguardar o passeio. A proposito, em uyuni voce nao come por menos de 50bs nada. Eh a cidade mais cara de se ficar, e curiosamente, a mais lotada.
        Quando estava chegando a hora do passeio, descubro que meu passeio foi alterado. Normalmente se faz o deserto de sal em um dia e volta para uyuni, depois as lagunas por 2 dias. Eu fiz os 2 dias primeiro, e peguei um grupo que estava em seu 2 dia de viagem. 
        Entrei numa 4x4 da toyota, cujo velocimetro/ar/alavanca do banco nao funcionavam, nao tinha cinto no meu banco e que tinha uma caixa de som nos meus pes, que fizera o favor de ficar tocando lambada/regueton/porcarias brasileiras em um bom volume durante umas 6 horas do dia. O pessoal reclamou (ainda bem) mas o guia falo que nao ia abaxar se nao ele durmia (!).


        Andamos por uma hora e paramos na primeira de muitas lagoas. Eh de tirar o folego o tipo de paisagem que voce esta vendo. Um deserto que perde de vista, com um puta sol, mas fazendo muito frio, com lhamas e flamingos aos montes, montanhas de fundo, e tudo isso a 4500 metros de altura! Nao ha como descrever as paisagens vistas nessas lagunas, eh impressionante.



 3 das lagunas

       Fui conhecer os outros ocupantes da toyota, e descobri que eram 2 argentinos, 2 alemas e 1 casal de bolivianos. Nao demorou muito para os argentinos e alemaes comecarem a falar sobre a copa do mundo. Fui zuado de leve.
        Chegando hora do almoco, o motorista parou em uma cidade e foi de casa em casa, onde sempre via que tinha uma camionete la estacionada, e assim ia para proxima casa. Ate que as casas acabaram.Saimos sem almocar e fomos visitar o lago de pedra, que eh outra coisa deslumbrante do passeio, e ele falo que teriamos 10 min para visitar o local apenas. Fui andar e tirar minhas 150 fotos, para depois sentar e curtir o local, e tinha que andar bem pra longe para ouvir e sentir a natureza, porque o guia abria as portas da camionete e aumentava o som (apesar dos protestos), e nao era legal curtir o local ouvindo musica trash.
Parte do rio de pedra, com uma tempestade ao fundo. Os trovoes era, constantes e muito fortes


      Quando deu os 10 minutos voltei para a camionete, e dei de cara com o um almoco preparado ali mesmo. Arroz, frango, tomate, salada e banana, que por sinal estavam muito bom! Fiquei grato da cidade estar cheia, porque almocar ali foi bem mais interessante.
Almoco!

       Depois fomos para mais viewpoints e por volta de 6 horas chegamos ao nosso alojamento. Cada grupo tinha um quarto, ate aconchegante, mas percebi que eu ia passar frio. Logo que chegamos sentamos na mesa e recebemos mabel e leite de lanche, e um baralho de uno, onde ficamos jogando esse e outros jogo por algumas horas (uma mulher de seattle, um cara do ira, e 2 chilenos juntaram-se a nossa mesa, por ser a mais animada). 
        Sempre que eu ganhava dos argentinos, nao faltavam comentario da rivalidade entre os paises no esporte, tornando o grupo muito animado e unido. A janta foi servida (sopa com pao, macarronada com molho de tomate e maca e uma garrafa de vinho!)e depois de comermos descobrimos que o chuveiro nao era quente. Ninguem tomou banho. (Viu mae? NINGUEEM, nao foi so eu nao!)
       Por volta das 10 pessoal foi durmir mas nosso guia nos perguntou se queriamos ver as estrelas. Apesar da musica, nosso guia se mostrou o melhor, pois so o nosso grupo foi ver as estrelas (eram cerca de 5 grupos).N caminho nosso guia ainda comprou duas cervejas potosinas para o grupo.
Nao consegui pegar as estreleas com a gopro...

       Ele ficava sempre repetindo pragente se agasalhar bem, porque era muito frio. Botei 1 camiseta, uma camisa longa de la, um colete termico e minha jaqueta, e pasei frio. As estrelas sao mais bonitas no deserto de sal, mas estavam ok ali tambem. Conseguimos ver algumas cadentes, enquanto eu e um argentino (facuntes) discutiamos sobre religiao e sentido da vida, ao som das alemas cantando hallelujah e algumas tradicionais alemas. Enfim, foi epico.
        Durmi com esse mesmo traje, mais 2 cobertas grossas. Passei um pouco de frio no comeco, mas tive que acordar no meio da noite para tirar alguma peca de roupa, se nao ia derreter. A proposito, os boatos sao verdadeiros. As alemas trocaram de roupa no quarto, ficaram so de calcinha, isso com um casal de bolivianos ja de idade deitados na cama ao lado.
Alojamento

        Passeio excepcional, paisagem deslumbrante, grupo divertidissimo, noite epica, jogos divetidos, enfim, soh esse dia ja teria valido meu passeio. 
        Unica tristeza era saber que eu iria acordar as 4 do outro dia, para pegar os geysers e o sol saindo nas aguas termais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário