Top 3 O que não fazer na Bolívia

  Já imaginam qual será meu Top 1 né? Mas vamos começar pelo terceiro!

  TOP 3 Não fazer na Bolívia:   Valle de la Luna.

   O Vale de la Luna é um conjunto de formações rochosas que não se assemelham em nada com a lua. Mas chama assim. Apesar que dizem que o nome foi dado por Neil Armstrong, o manolinho que pisou na lua. Então quem sou eu pra falar que não parece com a lua né?
   O primeiro motivo que não gostei foi.. pedras. Você vai ficar 40 minutos andando por umas pontezinhas de madeira construída para turistas, com direito a vendinhas e banheiros pagos no decorrer da trilha.
   Claro que como todo e qualquer passeio, depende muito de gosto. Fui com um brasileiro que está viajando pelo mundo a nada mais nada menos que 450 dias, já viu MUITAS coisas, e achou o lugar muito interessante. Então fica por sua escolha, mas eu deixo minha opinião: Bem tosquinho.
   O problema é que ele é feito em conjunto com o Chakaltaya, e caso queira fazer separado terá o incrível desconto de 10 bolivianos! Então você provavelmente vai acabar fazendo. E tirando suas próprias conclusões!

Pedras!

Mais pedras!

Eu com pedras!


  TOP 2 Não fazer na Bolívia:    Tiwanacu

   Não me entendam mal, eu acho ruínas muito interessante, O passeio que mais estou esperando é Machu Picchu, e achei as ruínas da Isla del Sol bem interessantes. O problema é quando o guia começa a falar.
   Acontece que tudo o que você está vendo na pirâmide principal do complexo arqueológico não é original. Isso mesmo. A igreja destruiu as ruínas alguns séculos atrás para usar as pedras para construir igrejas (a igreja de São Francisco em La Paz possui algumas pedras), e os arqueólogos encontraram algumas pedras soltas no lugar e remontaram a pirâmide. E nem sabem se fizeram certo. Provavelmente não, pois como o guia fala, a porta do sol era para alinhar com o solstício, e no local que está não se alinha.
   Outra parte do passeio é um museu com várias peças da cultura Tiwanacu, e acaba que também não são originais (salvo por uma múmia, que é bem interessante).
   Mais outra parte do passeio, você não vê nada. Porque está tudo enterrado e o governo não tem orçamento para escavar a pirâmide. Legal né?
   A única parte legal do passeio, é um templo descoberto relativamente a pouco tempo, em que o câncer do mundo (religião) ainda não teve tempo de colocar a mão; O templo subterrâneo com faces esculpidas na parede. Ah, algumas faces estão destruídas devido a arqueólogos mal treinados. Mas ainda é interessante, mas não vale os 180 bolivianos e o dia perdido para isso.
    E no final ainda param em um restaurante no meio do nada, onde ficam uma hora e meia e acabam que 'obrigam' vocês a comer lá (não tem refeições inclusas) e o preço é bem salgadinho.
   Uma dica que deixo, é que no dia anterior fiquei quase uma hora conversando com outro guia sobre Tiwanacu, e as lendas são BEM interessantes. Futuramente postarei algumas curiosidades aqui no blog, que vão desde a cirurgia cerebrais em bebês, até como os shamans eram escolhidos.

Começo!

Parte legal!


  TOP 1 Não fazer na Bolívia;   Minas de Potosí

   Eu não consigo expressar meu sentimento de perplexidade de como aquele passeio ainda é oferecido a turistas.
   Nesse passeio, há algumas atividades que eu creio não serem indicadas para um simples grupo de turistas. Selfie com uma dinamite acesa, presenciar explosões de dinamites dentro do túnel, descer vários metros por uma corda sem nenhuma segurança, onde se você escorregar ou não aguentar seu peso a queda e grande, passar por túneis verticais tão finos que você não passa com sua mochila, ar rarefeito e bem poluído, e isso tudo regado a visões de trabalho praticamente escravo de jovens acima de 13, 14 anos até idosos com mais de 60, tornam o passeio levemente desagradável.
   Não posso esquecer do simples fato que um carrinho levando minérios de mais de duas toneladas descarrilhou e deixou agente preso na mina por uns 40 minutos. 5 pessoas para levantar um carrinho desse peso e recolocar no trilho é um trabalho bem penoso. Foi duro presenciar o esforço herculano desses 4 trabalhadores mais o nosso guia ao tentar fazer uma alavanca com um pedaço do trilho para levantar o carrinho e botar de volta no trilho.
   Até hoje eu ainda não acreditei que passei por aquilo. Mas pode ser que peguei um guia meio doido. Ouvi falar de pessoas que fizeram o passei apenas por caminhos onde tem trilho, e apesar de desconfortável, pelo menos não foi perigoso.
   Mas eu não recomendo.




Um comentário:

  1. Li em uns três lugares diferentes no seu blog falando que o pior lugar para visitar seria as Minas de Potosi.... mas depois de ler seus comentários sobre o passeio achei muito loko... claro... ta mais pra um filme de aventura do que pra uma visita turística... dinamite.... explosões.... descer por cordas sem segurança.... ar rarefeito... trabalho escravo...descarrilhamento... prisão...praticamente Indiana Jones!!! hahahah

    ResponderExcluir