O que levar

VIAJE LEVE!!

     Eu havia lidos vários blogs dizendo que o peso ideal da mochila é de ate 14-15kg, ou no máximo um terço do seu peso etc. Eu aprendi da melhor maneira que nunca se deve levar coisa de mais. Na verdade, deve-se levar coisa de menos. Minha família veio visitar, e voltou levando embora 80% das roupas que eu trouxe. Mesmo eles me trazendo barraca, coxão térmico e uma mochila, eu estou MUITO mais leve do que antes. No momento, eu tenho 2 bermudas, 2 regatas, 1 camisa do brasil, uma camisa 2 pele, uma jaqueta e uma bota. E 1 calça de frio e uma e trekking. Ainda acho que fiquei com coisa demais. A primeira coisa a se perceber, é se você vai fazer um mochilão, ou uma viagem com mochila nas costas. No mochilão, normalmente o tempo é maior, tem-se menos planejamento (o que pode indicar muito tempo de caminhadas com a mochila nas costas) e a vaidade não é algo que está em primeiro plano.
      Já para uma viagem de até 40 dias mais ou menos, onde os passeios estão planejados, as rotas e locais de hospedagem, a coisa muda de figura. Pode ir bem equipado, e pode até mesmo ir com uma mala normal de rodinhas, já que caminhadas ou mudanças de rotas serão nulas ou bem poucas.

Segue as seguintes dicas:
    -Mochilas: Não economize em mochila, mas também não há necessidade de se comprar mochila da ordem de milhares de reais. Há várias marcas nacionais ou importadas mais em conta, como Trilhas e rumos, Quechua (a minha Symbium custou 650 reais) e nord.
     -Bota Trekking: COMPRE UMA BOTA IMPERMEÁVEL E DE BOA QUALIDADE, independente se vai fazer 159 trekkings, ou se vai andar do taxi até o hostel. Inúmeros passeios (senão todos eles) irão acontecer em terrenos acidentados, molhados, ou os dois. Fora que você pode encontrar neve. E chuva.
    -Saco de durmi: Dependendo da época que está viajando (caso for no inverno), mesmo se não for durmir em barracas ou tendas, é aconselhável ter um saco de durmir para o frio. Há empresas em Uyuni que indicam que você leve um, para usar emcima da cama junto com as demais cobertas, de tão intenso seria o frio.
      -Barraca: Apenas para mochileiros de longo prazo que não acharem ruim durmir em barraca, ou para pessoas apaixonadas por trekkings/escaladas que possua uma barraca preparada para essas atividades. Ou caso queira economizar hostel e ficar em areas de camping em algum momento da viagem.
      -Capa de proteção da mochila: Não é capa de chuva. È capa de despacho. Acho que depois da minha mochila e da bota, é o artigo de maior importância que adquiri para esse mochilão.
      -Dinheiro: Procure sempre desbloquear seu cartão para DÉBITO E SAQUE no exterior, pois é a a forma mais barata/segura/fácil de lidar na viagem. Eu até agora não tive serios problemas com saque, apenas que meu cartão de repente passou a tirar dinheiro apenas em um banco sem nenhum motivo, mas fora isso tudo está indo bem. Claro, leve alguns DÓLARES em sua money belt para emergências ou caso aconteça de perder o cartão. (de 300 a 600 dólares em média está bem, e lembre-se de não guardar todos eles juntos!!!)
      -Money belt: Sério? Não me diga!
      -Chinelo de dedo: Isso é bem útil pro dia-a-dia e para passeios na cidade, já que a bota é bem pesada e cansa o pé. Um chinelo de trekking também pode ser viável ao invés de um normal
      -Remédios: Floratil, remédios para dor de cabeça, floratil, remédio para dores musculares e derivados, floratil, remédios mais fortes para estômago, floratil, e cuidados comuns, como desinfectantes, gaze, tesoura, gripe, floratil e floratil.
      -Documentação: Passaporte não é necessário para brasileiros na América do sul, mas é bem legal para ganhar carimbinhos :D. Identidade, cópia de todos os seus documentos guardados em locais/mochilas separadas, e certificado INTERNACIONAL de vacina da febre amarela)
       -Eletrônicos: Pessoal, uma dica que não vi em local algum: Não concentre tudo no seu celular. Eu encontrei um isralense chorando de soluçar, porque perdeu o celular contendo 3 meses de fotos da viagem. Minha dica é: Tenha um laptop. Ou algo similar. Sempre armazene suas fotos, diários, gastos etc no seu laptop, e envie para internet se possível. O meu 'rig' eletrônico é um laptop bem tosquinho, porém leve, uma gopro, uma máquina fotográfica e um ipod. Ipod ou mp3 player é bem essencial em um mochilão. Eu vim com meu celular, mas perdi no primero dia (vide Blog)


   Top 10 de importância para mochileiros: Mochila, capa de despacho para mochila, bota de boa qualidade, jaqueta térmica (preferência por penas, por ser leve e de fácil lavagem), jaqueta externa resistente a chuva (ou capa de chuva simples), FLORATIL, mp3 player ou similar, câmera fotográfica, saco de durmir resistente a frio (talvez eu esteja exagerando quanto ao saco de durmir), diário.
    O resto é resto. Bermudas, calças, outras bugingangas é opcional. Claro que é bem legal trazer calça e cuecas né? Mas não botei ali porque pode ser praticamente qualquer uma.

 Resumo de coisas importantes, o resto você pode decidir por si mesmo, quanto a cuecas, camisas, regatas, shampoo, sabonetes, etc

Vestimentas
Bota trekking Jaqueta de penas ou similar
Jaqueta impermeável ou similar Chinelo ou similar
Saúde
Floratil Kit primeiros socorros básicos
Gripe, dor de cabeça,muscular Repelente forte
Protetor solar Dramin
Acessórios
Mochila cargueira e ataque(talvez) Capa despacho
Diário Óculos escuros
Anotações de gastos
Eletrônicos
Camera(s) fotográfica Mp3 player
Notebook/netbook/tablet
Documentação
Passaporte para carimbos Identidade
Papel de imigração Febre amarela internacional
Cópia dos documentos
Finanças
Cartão Débito Dólares

Nenhum comentário:

Postar um comentário