09/03 Sorata (trekking gruta de sao francisco)

     Hoje eu ia tirar o dia para ir ate a gruta de sao pedro. Ouvi falar que sao 3 horas de caminhada para ir e voltar, alem do tempo na gruta. Acordei e comprei um leite (na verdade trokei, porque o primeiro estava podre) e bananas para o cafe, e um bando de bolachinhas e chocolate pra trilha. Me preparei e peguei um mapa que o dono do hostel tinha me cado, e parti para caminhada.
     Eu devo ter andado umas 2 horas mas nem devo ter andado a metade do caminho ainda. Eu nao conseguia nao parar a cada curva pra tirar foto e ver a paisagem. Sorata eh em um vale entre montanhas, com um rio cortando, e a estrada que vai pra gruta vai subindo. Ou seja, quanto mais voce anda, melhor fica o visual da cidade. 
     Eu andei bem e jah estava bem cansado, e nem sinal do povoado de sao pedro, onde fica a gruta. Era completamente deserto a estrada, ate agora eu nao tinha visto nada. Ate que me aparece um carro vindo. Arrisquei pedir carona, e descobri que era um taxi e o portamala estava vazio! Me custou 5 bolivianos.

     Andamos por uns 15 minutos ate eu descer em uma estradazinha que tinha a placa indicando a gruta. Segui ela por alguns minutos e cheguei a entrada da gruta. A proposito, a vista do pessoal de sao pedro eh maravilhosa como as demais.
     Entrei na gruta (20bs) e vi uma placa dizendo para nao assustar os morcegos. Fiquei meio encomodado com aquilo, mas beleza. Entrei na gruda mal iluminada (sim, eu nao trouxe uma lanterna pra visitar uma caverna) e andei um pouco, ate que o guia que eu nao sabia que tinha me alcancou, e felizmente ele tinha uma lanterna. A tatica no comeco eh nao olhar pra cima, ae vc nao ve algumas centenas de morcegos que se voce levantar a mao alcanca. Voce soh escuta eles.
     Mas isso dura pouco. Logo a caverna fica extremamente alta, e dou de cara com um lago gigante, e pedalinhos. Nem preciso dizer que jah entrei em um com o guia (nao podia ir sozinho blz?) e fomos remando ate o outro lado do lago.

     Tive a sensacao de estar vuando. Mesmo com a gruta mal iluminada, e a profundidade de 5 a 6 metros do kago, eh possivel ver o fundo com incrivel nitidez. Agua extremamente cristalina, como nunca tinha visto antes.
     Chegamos ate o fim, tentei tirar algumas fotos com a gopro e voltamos para a entrada.
Nao da pra entender muito bem, mas metade dessas rochas ae estao debaixo dagua. Viu quando falei que parece que to vuando?

     Soh quando sai da gruta que me veio a triste conclusao de que eu iria ter que andar toda a volta ate a cidade. Ah, eu estava sozinho na gruta todo esse tempo. Mas logo que sai, um casal adentrou a gruta.
     Fiquei tocando violao e comendo minhas bolachinhas tendo uma vista perfeita, pra variar, e descansando o corpo e a mente pro trekking de volta. Ate que o casal me sai da gruta, e eu olha lah na frente um taxi esperando por eles! 

     Tinha mais 2 no taxi tambem ou seja, portamala na ida, portamala na volta! E acho que foi o melhor jeito, por dois motivos: primeiro que por eu ter andado algumas horas no comeco, eu tive a vista perfeita do trekking, e segundo que gastei 15bs ao total pra ir e voltar de taxi da mina! (Um taxi aki de sorata para ir e voltar cobra ate 70bs!)

N sei pq a foto saiu assim...

    Segur algumas fotos do visual:
Sorata ficando distaante

    

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário