14/03 Isla del Sol (Trekking trilha inca)

Acordamos bem animados com a ideia de ir conhecer a famosa Isla Del Sol. O hostel não tinha café, e acabamos por parar em um lugar só pra um chá de coca e ir para o barco já.
   Como de bom costume, os meus meios de transportes são sempre visivelmente inferiores aos que estão saindo exatamente ao lado do meu. E o barco não foi diferente. Mas não era de todo ruim. Só que é bem devagarzinho, e tivemos a ideia de ir para o andar superior para ver a paisagem e descobrimos que o frio é muito! Mas ainda continuamos lá por um bom tempo, vendo a paisagem magnífica que é o lago Titikaka.
2 andar do barquinho

Passado algumas horas ele parou em um ponto da ilha apenas para deixar alguns suprimentos e para alguns nativos descerem (destaque para um com a calça do grêmio!), e continuou por mais uma hora mais ou menos até a parte norte da ilha, onde iríamos parar para começar nosso trekking para direção sul, onde iríamos durmir.
   Finalmente chegou e logo que descemos compramos alguns suprimentos (granola, igourte e chocolate) e comemos um sanduba bem gostoso com um suco melhor ainda para nos prepararmos para o trekking de 3 horas! (3 horas né....)
   Fomos andando até onde acreditávamos ser o início do trekking, e demos de cara com uma praia cheia de barracas de mochileiros  e um visual incrível, e também com um senhor bem danadinho querendo cobrar 15bolivianos nosso por absolutamente nada... Mas fora isso chegamos ao começo do trekking. (onde você realmente deve pagar os 15 bols para adentrar a trilha inca)
  Andamos por uns 30 minutos quando demos de cara com uma bifurcação. Fizemos o que nunca se deve se fazer nesse país: acreditar que os nativos possuem algum senso de respeito e educação. E perguntamos a direção da trilha para uma menina, que nem preciso dizer nos indicou o caminho exatamente oposto (isso é comum na Bolívia. Nativos vão dar informação errada propositalmente).
bifurcação

Por esse motivo, chegamos a uma parte deserta da ilha, com um visual incrível, e acabou por valer apena perder cerca de 2 horas nessa área onde normalmente ninguém vai. Até foto pelado foi possível!
pedaço da trilha pro lado errado... até que valeu a pena!

Visual de quem errou a trilha!

Voltamos depois para a trilha correta, para o COMEÇO dela, e já relativamente cansados de tanto andar pelo caminho errado.
   Essa trilha deve ter alguns worm-holes no caminho que distorcem a dimensão e fazem você subir 10x mais que descer e parar na mesma altura do começo. A trilha é bem cansativa, até mesmo no começo onde tem as ruínas e a mesa de sacrifício, que são bem legais por sinal.
   Andamos, E andamos, E descansamos algumas vezes, com direito a selfie com ovelhas e uma pedinte chola que se materializou no meio do nada e ficou pedindo esmola em um idioma irreconhecível, e até fingir choro pra receber grana. Dei 1 boliviano. Porque sou bonzinho.

Lago que se perde de vista, muito verde, agua cristalina nas praias vistas de longe, isso tudo cercado por cadeias de montanhas cobertas de neve. Ou seja, visual perfeito.
   Depois de o que eu achei que seria 3 horas de caminhada, eu avisto uma placa. E na placa diz que estamos em um terço do caminho. Desespero era mato. Mas com força de vontade e ajuda de Pachamama acabou que foi mais tranquilo até o final da trilha. (Teve mais dois 'pedágios' no decorrer da trilha, de 10 e 10 bols)
   Fiquei bem emocionado quando vi a placa que chegamos ao lado sul da ilha. Andamos uns 20 passos quando uma guria bem novinha pergunta se agente quer hostel, e nos indica um por 30bs por pessoa com banheiro e agua quente também! Já pegamos e descansamos porque as pernas tavam tensas! Cochilamos mais do que gostaríamos e acordamos já em tempo de jantar, onde avistamos alguns restaurantes na 'rua' do nosso hostel, e vimos uma placa bem chamativa: WIFI,
Quarto so nosso por 60 bolivianos!

Fomos lá mesmo. E a comida era boa, e não era muito caro, e a vista era excelente, e a wifi é paga a cada 30 minutos (e 30 minutos mesmo, no minuto 31 o celular desconectou sozinho!)
Restaurante da wifi de 30 minutos

Trekking nota mil, restaurante e hostel também, e o cansaço estava forte. Ou seja, foi uma noite bem boa.
   Exceto por um burro. O infeliz ficava na frente da janela urrando a noite inteira, Mas de resto foi legal.
Burro broder que nao calava a boca